Menu

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Fim do exame da OAB: golpe contra o Direito

http://goo.gl/a44QNX | O exame da OAB está na mira do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). É de autoria dele o projeto de lei 7.116/2014, que pretende extinguir a prova, tão temida por muitos bacharéis em Direito. No seu site e nas redes sociais, o parlamentar, no estilo fanfarrão que lhe é peculiar, é explícito em suas intenções, quando fala em acabar o “absurdo, nefasto e corrupto exame da OAB”, chamando a instituição, reconhecida como um dos pilares de democracia brasileira, de “cartório corporativista” e “antro de corrupção”.Assim como outras infelizes iniciativas de Cunha – como a aprovação do PL das terceirizações – o projeto é lamentável em todos os aspectos. Para quem não sabe, para ter inscrição na OAB e poder advogar, é necessário, além do certificado de conclusão de curso de Direito, ser aprovado no exame de Ordem. A prova pretende atestar se o recém-formado reúne condições básicas para exercer a profissão. É uma forma eficaz de mensurar a qualidade dos egressos dos cursos de Direito.Esta necessidade surge a partir de um problema grave: a expansão desenfreada de faculdades de Direito em todo país, como parte de uma estratégia do governo brasileiro de ampliar o acesso da população ao ensino superior. Para se ter uma ideia, em 1995 havia 165 cursos de Direito no Brasil. Em 2014 eram 1.284, um aumento de 778,18%. São Paulo tem mais faculdades de Direito (300) que os EUA (212). Ficando difícil para o MEC fiscalizar tal contingente.O exame de Ordem é um real e sério instrumento em defesa dos direitos do cidadão. Ele vai muito além dos questionamentos da própria classe. O patrimônio, a liberdade e a honra de cada cidadão devem ser defendidos por profissionais que tenham segurança no conhecimento jurídico que vai ser aplicado em cada caso concreto e definir o direito de cada indivíduo.É imprescindível, portanto, um filtro qualitativo como o exame de Ordem. A revolta de alguns contra sua existência se dá talvez pelo diminuto percentual de aprovados. No Ceará – que detém um dos maiores índices de aprovação do país – a média é de 15%. Mas o exame de Ordem não tem o objetivo de impedir o exercício da profissão, mas sim, o de legitimar o conhecimento dos bacharéis e contribuir com a seriedade da história honrosa de comprometimento da profissão.Não é possível conceber a colocação de advogados despreparados no mercado. Seria, antes de tudo, uma falta de respeito com os cidadãos que necessitam deste tipo de serviço e, principalmente, com todas as instituições do Judiciário brasileiro, que já acusam lentidão por conta de uma enxurrada de processos. Espera-se que o Congresso não leve adiante outra sandice do senhor Cunha. Seria um golpe de morte contra o bom Direito.

Por Vanilo de Carvalho


24/04/2015 10h38 - Atualizado em 24/04/2015 13h47

Ministério Público abre inquérito sobre 'sexualização' de MC Melody

Exposição de funkeira de 8 anos é um dos alvos da investigação, que suspeita de 'violação ao direito ao respeito e à dignidade de crianças'.

Ricardo SenraDa BBC Brasil em Londres
Funkeira-mirim MC Melody ganhou o centro de nova polêmica sobre sexualização de crianças no funk (Foto: Reprodução/YouTube)Funkeira-mirim MC Melody ganhou o centro de nova polêmica sobre sexualização de crianças no funk (Foto: Reprodução/YouTube)
O Ministério Público de São Paulo abriu nesta quinta-feira um inquérito para investigação sobre "forte conteúdo erótico e de apelos sexuais" em músicas e coreografias de crianças e adolescentes músicos.
A cantora de funk conhecida como MC Melody, de oito anos, é um dos alvos da investigação, que suspeita de "violação ao direito ao respeito e à dignidade de crianças/adolescentes". O caso está sendo investigado pela Promotoria de Justiça de Defesa dos Interesses Difusos e Coletivos da Infância e da Juventude da Capital.
Segundo uma das representações publicadas no inquérito, Mc Melody "canta músicas obscenas, com alto teor sexual e faz poses extremamente sensuais, bem como trabalha como vocalista musical em carreira solo, dirigida por seu genitor".
Além dela, músicas e videoclipes de outros funkeiros-mirins como MCs Princesa e Plebéia, MC 2K, Mc Bin Laden, Mc Brinquedo e Mc Pikachu também são alvo da investigação do Ministério Público paulista.
A promotoria chama atenção para o "impacto nocivo no desenvolvimento do público infantil e de adolescentes, tanto de quem se exibe quanto daqueles que o acessam".
Petição
O inquérito, aberto pelo promotor Eduardo Dias de Souza Ferreira, é resultado de denúncias e representações encaminhadas pela Ouvidoria do Ministério Público e por cidadãos que pedem avaliação legal sobre a exposição dos funkeiros mirins.
Ministério Público abre inquérito sobre 'sexualização' de MC Melody (Foto: Ministério Público de SP)Ministério Público abre inquérito sobre 'sexualização' de MC Melody (Foto: Ministério Público de SP)
O caso da MC Melody, que chegou a ser o assunto mais procurado por brasileiros no Google nesta quinta-feira (com mais de 50 mil buscas), gerou uma petição no site Avaaz que pede "intervenção e investigação de tutela" ao Conselho Tutelar de São Paulo.
O abaixo assinado alcançou mais de 23 mil assinaturas em quatro dias. A menina já chegou a ter seu perfil retirado do Facebook após denúncias de internautas sobre "sexualização" - ela aparece em fotos com roupas curtas e decotadas, dançando em bailes funks e em vídeos caseiros.
No YouTube, dezenas de publicações feitas por anônimos criticam a exposição da menina - cujos vídeos acumulam centenas de milhares de visualizações no portal.
O pai de MC Melody - o também funkeiro MC Betinho - também é citado pelo inquérito do Ministério Público, que afirma ser "dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”, conforme dispõe o artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente".
A reportagem tentou contato com MC Betinho por telefone, mas não obteve sucesso. Em entrevistas anteriores, o pai de MC Melody se defende argumentando que existiria uma “perseguição ao funk” e que “não obriga sua filha a fazer nada”.
"Ela canta e dança assim porque gosta", disse MC Betinho. "Entendemos quem não gostou ou ficou ofendido e estamos mudando a nossa postura por isso."
24/04/2015 17h33 - Atualizado em 24/04/2015 17h33

União Europeia envia barcos para resgate de imigrantes à costa da Líbia

Embarcações britânicas e alemãs irão atuar em operações no Mediterrâneo.
UE anunciou que vai triplicar fundos para buscas e resgates na região.

Da Reuters
O navio britânico HMS Bulwark é visto no estreito de Dardanelos, perto de Gallipoli, na Turquia, na sexta-feira (24). Ao lado de outros dois navios, a embarcação faz parte dos reforços europeus no resgate a imigrantes ilegais que tentam cruzar o Mediterrâneo (Foto: Reuters/Umit Bektas)O navio britânico HMS Bulwark é visto no estreito de Dardanelos, perto de Gallipoli, na Turquia, na sexta-feira (24). Ao lado de outros dois navios, a embarcação faz parte dos reforços europeus no resgate a imigrantes ilegais que tentam cruzar o Mediterrâneo (Foto: Reuters/Umit Bektas)
Navios de guerra britânicos e alemães partiram rumo à costa da Líbia enquanto a Europa reforça suas operações de resgate no mar Mediterrâneo, depois que até 900 pessoas desesperadas se afogaram tentando chegar de barco à Itália no último fim de semana.
Mesmo assim, horas depois de líderes da União Europeia concordarem em triplicar o financiamento das missões marítimas do bloco na quinta-feira em Bruxelas e prometerem mais navios e aeronaves, 14 imigrantes clandestinos morreram quando um trem atingiu dezenas de somalis e afegãos que seguiam no escuro ao longo de uma ferrovia num desfiladeiro na Macedônia.

Após o naufrágio de um barco de pesca lotado no último domingo, que quase dobrou para 2 mil o saldo de mortos no mar neste ano, os líderes da UE reagiram à revolta pública revertendo os grandes cortes nas operações de busca e resgate, embora a desconfiança dos eleitores em relação à imigração deixe poucos dispostos a acolher muitos refugiados a mais.
O incidente enfatizou a variedade de rotas que um número crescente de pessoas usa para escapar da guerra e da pobreza na Ásia, na África e no Oriente Médio e arriscar a sorte em uma região rica que lhes acolhe com frieza, na melhor das hipóteses. Os governos da UE continuam discordando profundamente quanto à maneira de dividir os cuidados com os que são bem-sucedidos nas travessias.
A capitânia britânica Bulwark, atualmente próxima de Istambul, na Turquia, irá para a área entre Líbia e Itália no domingo, informou o governo.
Entretanto, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, que sofre a ameaça de populistas anti-imigração na reeleição que disputa em menos de duas semanas, enfatizou que poucos dos resgatados irão para o Reino Unido.
A Alemanha, destino favorito de muitos imigrantes que chegam à Europa, declarou nesta sexta-feira que enviará uma fragata e uma embarcação de suprimento para a área dentro de alguns dias para procurar refugiados no mar.
Quase 40 mil pessoas chegaram à Itália neste ano, embora a Alemanha e seus vizinhos se queixem que Itália e Grécia fazem muito pouco para rastrear aqueles que chegam e rapidamente seguem para o norte.
Números impressionantes
A Frontex, agência de fronteira da UE, diz que 276 mil pessoas entraram no bloco ilegalmente em 2015, mais que o dobro da cifra de 2013.
As travessias marítimas para a Itália quadruplicaram para 170 mil no momento em que o caos na Líbia criou oportunidades para gangues de traficantes de pessoas. Cerca de 43 mil chegaram à UE no ano passado pelos Bálcãs, e outras 32 mil só no primeiro trimestre deste ano, mostram dados da Frontex.
A Organização das Nações Unidas (ONU), que criticou a reação da União Europeia na costa líbia, recebeu bem a decisão da cúpula de que as autoridades do bloco irão restabelecer o mesmo nível de ajuda da missão de resgate italiana Mare Nostrum, que salvou mais de 100 mil pessoas no ano passado, mas foi substituída por uma operação mais modesta organizada pela UE em outubro.
Mas o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) também exortou a Europa a fazer com que seja mais fácil buscar proteção na UE sem fazer viagens perigosas.
"No final das contas, o teste será vermos uma redução na perda de vidas, no acesso efetivo à proteção na Europa sem ter que cruzar o Mediterrâneo e um Sistema Comum de Asilo na Europa eficaz, que realmente esteja à altura de seus compromissos de solidariedade e divisão de responsabilidade", disse o porta-voz do Acnur, Adrian Edwards.
Na cidade portuária de Catânia, na Sicília, o suposto capitão do barco de imigrantes que naufragoucompareceu diante de um juiz nesta sexta-feira depois que a promotoria pediu que ele fosse acusado de homicídio.
Mohammed Ali Malek, de 27 anos, negou estar no comando do barco pesqueiro superlotado, que afundou com centenas de imigrantes trancados nos pisos inferiores. Só 28 pessoas sobreviveram ao desastre, que se acredita ser o pior saldo de mortes no Mediterrâneo em décadas.

Ameaça de bomba faz Estátua da Liberdade ser evacuada

Esquadrão antibombas de Nova York foi chamado ao local para uma ‘varredura de segurança’

 - Atualizado em 
Estátua da Liberdade em Nova York
Estátua da Liberdade em Nova York(Daniel Berehulak/Getty Images/VEJA)
A Estátua da Liberdade e a Ilha da Liberdade, em Nova York, foram evacuadas depois que um cão da polícia do parque farejou um pacote suspeito no local e uma ameaça de bomba foi reportada por telefone. Funcionários da balsa que leva os visitantes até a estátua informaram que a atração permanecerá fechada até este sábado, devido aos possíveis riscos.
Os oficiais do parque iniciaram a evacuação por volta das 13h30 no horário de Brasília, quando a unidade K-9 de cães farejadores detectou uma ameaça durante a patrulha de rotina. Momentos depois, o pacote suspeito foi encontrado em um armário perto da loja de presentes, de acordo com a polícia.
LEIA TAMBÉM:
O esquadrão de bombas de Nova York também foi chamado ao local. "Eles estão fazendo uma varredura de segurança", um porta-voz do Parque Nacional disse à BBC, mas se recusou a dizer o que eles estavam procurando. O sargento Lelani Woods, da polícia de parques dos EUA, disse que não poderia confirmar se alguém telefonou sobre uma ameaça de bomba.
Um dos mais populares destinos turístico do país, a ilha é mundialmente famosa pela Estátua da Liberdade. O monumento foi um presente dado aos EUA pela França em 1886, como símbolo da amizade entre as nações. Anteriormente, pelo menos uma ameaça foi registrada pela polícia no local, no entanto, fontes oficiais não especificaram quando ela teria ocorrido.
France Presse
24/04/2015 06h37 - Atualizado em 24/04/2015 13h29

Armênia faz um minuto de silêncio em memória de vítimas de genocídio

Líderes mundiais se reuniram em Yerevan para homenagem.
Massacres de 1915 deixaram mais de 1,5 milhão de mortos.

Da France Presse
Soldados guardam memorial de Tsitsernakaberd, em Yerevan, em cerimônia de homenagem aos mortos no genocídio armênio nesta sexta-feira (24) (Foto: Kirill Kudryavtsev/AFP)Soldados guardam memorial de Tsitsernakaberd, em Yerevan, em cerimônia de homenagem aos mortos no genocídio armênio nesta sexta-feira (24) (Foto: Kirill Kudryavtsev/AFP)
Líderes mundiais fizeram nesta sexta-feira (24) um minuto de silêncio em Yerevan em memória das vítimas do episódio conhecido como genocídio armênio, massacres ocorridos a partir de 1915 que deixaram cerca de 1,5 milhão de mortos.
24/04/2015 15h53 - Atualizado em 24/04/2015 16h52

'O chão tremia; fugimos de pijama', diz brasileira que viu erupção no Chile

Casal estava ao lado do vulcão Calbuco e filmou início da erupção e fuga. 
Eles suspenderam férias, deixaram as malas para trás e tentam sair do país.

Flávia MantovaniDo G1, em São Paulo

De férias com o marido australiano no sul do Chile, a brasileira Neusa Rohde, de 58 anos, estava tirando fotos da paisagem quando entrou no quarto da pousada para carregar o celular. De repente, sentiu um tremor no chão, “parecido ao de uma betoneira trabalhando”. Abriu a janela e viu um cenário de filme: o vulcão Calbuco, a menos de 2 km de onde ela estava, acabara de entrar inesperadamente em erupção, após quase 50 anos adormecido.
Era quarta-feira (22), perto das 18h. Eles pegaram documentos e dinheiro e fugiram de lá, “praticamente de pijama”. Sentiam o calor do vulcão chegando perto. “Foi assustador. Um pânico, um pavor. Não sabíamos que rumo tomar, se íamos para a esquerda ou para a direita, onde ficaríamos a salvo”, contou ela ao G1.
Ela filmou a erupção e sua fuga do local. Os vídeos foram enviados pela ferramenta colaborativaVC no G1.
Neusa Rhode com o marido, Helder Penedo, no Chile; férias foram interrompidas após erupção (Foto: Neusa Rhode/Arquivo Pessoal)Neusa Rohde com o marido, Helder Penedo, no Chile; férias foram interrompidas após erupção (Foto: Neusa Rhode/Arquivo Pessoal)
Dez quilômetros adiante, na cidade de Puerto Varas, policiais distribuíam máscaras e orientavam as pessoas. Havia engarrafamentos e filas nos postos de gasolina.
Sentíamos o calor chegando perto. Não sabíamos que rumo tomar, se íamos para a esquerda ou para a direita, onde estaríamos a salvo"
Neusa Rohde
“Tudo foi muito organizado, mas isso não evitou o pânico. Os carros furavam o sinal vermelho. Passamos por duas escolas e só se viam mães correndo desesperadas atrás dos filhos. O chão tem mais de 20 cm de pedras e cinzas expelidas pelo vulcão”, relata a brasileira.
Ela e o marido conseguiram pegar um atalho por uma estrada de terra para acessar a rodovia. Pararam à 1h da madrugada, para dormir. Ou melhor, para não dormir. “Durante a noite ouvíamos explosões, o chão tremia. Isso porque estávamos a 50 km do vulcão. Foi apavorante. A gente não dormiu nada, nada.”
A pousada onde eles estavam 10 minutos antes da erupção (à esq.) e logo que a erupção começou (Foto: Neusa Rhode/Arquivo Pessoal)A pousada onde eles estavam 10 minutos antes da erupção (à esq.) e logo que a erupção começou (Foto: Neusa Rohde/Arquivo Pessoal)
Fuga
Agora, os dois estão tentando achar um jeito de sair do país. Tentaram por Bariloche, mas as fronteiras estão fechadas. Estão indo em direção ao norte, procurando outra fronteira com a Argentina que esteja aberta. Se não conseguirem, talvez tenham que ir até Santiago.
Durante a noite, mesmo a 50 km do vulcão, ouvíamos explosões, o chão tremia. Foi apavorante. A gente não dormiu nada"
Neusa Rohde
Neusa diz que a situação nas cidades próximas ao Calbuco está crítica. “A região está em alerta vermelho. As pessoas estão todas em abrigos. A água dos rios está poluída. Os animais estão à mercê da própria sorte, sem água, sem alimento.”
Eles tinham acabado de chegar a Ensenada e pretendiam ficar cinco dias. “Pagamos a pousada adiantado, tinha muita coisa linda para a gente conhecer: rios, lagos cachoeiras. Tudo foi suspenso porque o vulcão Calbuco nos pregou uma peça. Foi uma fatalidade. É um país maravilhoso, um dia queremos voltar.”
As malas do casal ficaram para trás, na pousada. “Deixamos muitas coisas lá. Mas o importante é voltar em segurança e dar um forte abraço nos nossos filhos”, diz.
Powered By Blogger